carregando...
CNPJ:
LICENÇA

NOVO RG SERÁ EMITIDO A PARTIR DE MARÇO. TROCA SERÁ OBRIGATÓRIA?

Todos os Estados brasileiros começarão a emitir o novo RG a partir do dia 6 de março

Um dos assuntos mais especulados e falados no último ano foi com relação ao fim do RG (Registro de Identidade), como conhecemos atualmente.

Isso porque, dentre os vários problemas do modelo atual do RG, um dos pontos que mais se destaca é que cabe a cada estado a emissão do documento de identidade, com sua respectiva numeração.

O que, resumidamente falando, permite que os brasileiros solicitem uma nova via do RG em cada estado, onde então, é possível que cada cidadão tenha até 27 números de documento de identidade, diferentes.

De modo a corrigir esta falha, além de implementar novas melhorias para o documento, o governo está mudando o atual RG para um novo documento de identidade chamado de CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Na nova carteira de identidade, também apelidada de novo RG, o número oficial do documento será o próprio CPF de cada cidadão, o que unifica e simplifica o documento de identidade.

Quando o novo RG começa a ser emitido?

Alguns estados do país saíram na frente e já estão emitindo o novo RG desde o ano passado, como, por exemplo, o Rio Grande do Sul, Acre e Goiás.

Contudo, todos os estados do país têm até 6 de março para começar a emitir o novo documento de identidade. Isso porque, foi dado até o referido mês para que os órgãos de identificação dos estados brasileiros adequassem às mudanças para emissão do CIN.

A troca do documento será obrigatória?

Com a notícia do novo documento de identidade, algumas informações desencontradas, acabaram confundindo os brasileiros. Isso porque, muita gente pensa que a troca do documento é obrigatória.

Contudo, nenhum brasileiro deve se apressar, isso porque, apesar de a troca ser obrigatória, ela não é obrigatória agora, tendo em vista que a carteira de identidade no padrão antigo ainda terá validade até 2032, conforme decreto federal que regulamenta o documento.

Dessa forma, os brasileiros têm mais do que tempo suficiente para solicitarem a troca do documento. Além disso, para pessoas com mais de 60 anos, a validade do RG antigo será por tempo indeterminado, ou seja, não será preciso atualizar o documento.

Como emitir o novo RG?

Para emitir o novo RG, o cidadão deve ter em mãos:

Para tirar o novo documento de identidade, os cidadãos devem ter em mãos:

1-Certidão de casamento ou nascimento;

2-Um documento oficial com foto;

3-CPF regularizado.

Munido dos documentos anteriores, basta que o cidadão procure um órgão de identificação mais próximo, como Expresso Cidadão e as redes Poupa Tempo para tirar o novo RG.

Fonte:Jornal Contábil

Publicada em 30 de Janeiro de 2023