Configure Software
carregando...
CNPJ:
LICENÇA

Você já iniciou o seu planejamento para 2023?

Final do ano chegou e normalmente ficamos ansiosos para “planejar” o que faremos no próximo ciclo que se aproxima. Pensamos em todos os avanços, acertos e erros que cometemos e, como em um passe de mágica, as promessas de mudança começam a florescer. Nós nos comprometemos com a academia, com hábitos mais saudáveis ou com aquele curso que é importante para a carreira. Mas, estamos despendendo o mesmo nível de energia para agir em prol dos nossos objetivos e metas? 

Reflexão: o quanto realizei do que foi planejado para 2022? O que poderia ter feito de diferente? 

O QUE É PLANEJAMENTO E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Planejamento é uma competência ligada à dimensão da gestão que nos permite visualizar o futuro que desejamos e pensar nos recursos que serão necessários para atingi-lo. É de suma importância para nos dar direção e uma perspectiva clara e objetiva sobre o que precisamos fazer para avançar. 

Embora pareça ser uma tarefa fácil, planejamento requer alguns cuidados importantes para o alcance dos objetivos. Muitos sonham, planejam e, na hora de executar, procrastinam ou terceirizam a responsabilidade. Além disso, é de suma importância avaliarmos o quanto estamos dispostos a realizar. Manter-se em movimento, renunciar a alguns velhos hábitos ou, ainda, sacrificar alguns prazeres, é para poucos. 

1-SEU PLANEJAMENTO NÃO PODE ESTAR DESCOLADO DA SUA REALIDADE

O objetivo deve ser ousado, mas não impossível! Lembro-me de um aluno que me disse certa vez que ia morar fora do país no final do ano de 2022. Eu o parabenizei pela “conquista” e na sequência perguntei: 
- Você já tem visto? 
Ele respondeu: “não, professora!”. 
- Você fala outro idioma? 
Ele respondeu: “não.” 
- Tens alguma reserva financeira? 
Ele respondeu: “não.” 

Entre outras perguntas em que a resposta foi a mesma, um pouco desconcertada, desejei boa sorte e me despedi. Saí questionando a viabilidade desse objetivo, já que nada havia sido planejado. 

2-NÃO TERCEIRIZE A RESPONSABILIDADE

Você pode contar com a ajuda de pessoas, mas é sua a responsabilidade pelos resultados que deseja. Ao definir objetivos, metas e ações, lembre-se de que o passo mais importante é a ação consciente, escolher SER para conseguir REALIZAR. 

Para se apropriar do que você é e pode ser, invista no seu autoconhecimento. Reforce suas fortalezas, reconheça suas fraquezas, identifique as crenças e sabotadores que o impedem de avançar. 

3-SEJA RESILIENTE, NÃO DESISTA

Mantenha-se firme e obstinado! Evite ceder diante das dificuldades e imprevistos do caminho. Alguns desafios podem influenciá-lo negativamente, mas acredite, isso faz parte da jornada, e é importante estar preparado para lidar com situações jamais vivenciadas e mudanças bruscas de direção. Ser adaptável é um grande diferencial! 

4-INVISTA NA SUA DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Uma pessoa disciplinada e organizada produz mais e tem mais chances de obter sucesso porque aproveita melhor o tempo; consegue estabelecer prioridades; e organiza os recursos necessários para facilitar o alcance dos objetivos. 

Disciplina e organização são imprescindíveis para quem deseja realizar e evoluir! 

1-FAÇA UMA ANÁLISE CRITERIOSA DO SEU MARCO ZERO - O QUE VOCÊ TEM E FEZ EM 2022. 

Para planejar o ano, é importante que você esteja atento às tendências e aos movimentos que a sua vida fez; é o que chamo de MARCO ZERO. A partir dele, você terá um excelente ponto de partida para definir metas e ações coerentes, além de estabelecer prazos exequíveis. 

Saúde; espiritualidade; vida social; relacionamento amoroso; finanças; carreira; desenvolvimento intelectual; entre outras áreas, são importantes para que a sua vida tenha equilíbrio, bem-estar e qualidade. 

Uma ferramenta interessante é a Roda da Vida, muito banalizada por pessoas que surfaram na onda do coaching, mas supervaliosa quando utilizada com profundidade. Atribua uma nota de 0 a 10 para o seu nível de satisfação atual e depois elenque os motivos que justificam a nota atribuída. 

Reflexões: quais foram as minhas principais conquistas de 2022 em cada área? Quais foram os meus aprendizados? O que deu certo em 2022 e pode ser replicado em 2023? 

2-CRIE OBJETIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA. 

Depois de avaliar todas as áreas da sua vida, crie objetivos para cada uma delas. Seus objetivos precisam ser ambiciosos, específicos e indicar uma evolução que seja mensurável. Ex.: emagrecer 10kg até maio de 2023. 

Reflexões: Que oportunidades foram perdidas e ainda são viáveis para 2023? O que vislumbro para 2023 em cada área da minha vida? 

3-CRIE METAS E DEFINA AÇÕES EFETIVAS PARA ALCANÇÁ-LAS.

Utilizando o exemplo anterior, se você criou como objetivo emagrecer 10kg até maio de 2023, pode estabelecer como metas: 

Meta 1:cumprir dieta saudável cinco dias por semana durante doze meses. 
Meta 2:praticar exercícios físicos três vezes por semana. 

Cada meta deve ter o seu conjunto de ações, que pode seguir o modelo do Plano de Ação 5W2H: 

What: o que deve ser feito? Why: por que é importante? Who: quem fará? Where: onde será implementado? When: quando será feito? (estipule prazos realistas); How: como será conduzido? How much: quanto custará?

4-COMPARTILHE SEUS OBJETIVOS COM PESSOAS DA SUA CONFIANÇA. 

Ouvir opiniões diferentes pode revelar oportunidades que você não pensou ou que passaram despercebidas. Para que essa ação seja bem-sucedida, abra a sua mente. Às vezes, pedimos sugestões sem estarmos preparados para receber as devolutivas. 

5-ESTABELEÇA UMA ROTINA DE ACOMPANHAMENTO.

Defina como acompanhará suas metas. Faça essa avaliação uma vez por mês ou a cada dois meses. Você terá um panorama do que está dando certo e o que precisa ser realinhado. 

Além disso, mantenha seus objetivos, metas e ações em uma única planilha ou ferramenta para facilitar a execução e a avaliação. 

Importante: sonhar é importante, mas, para realizar e evoluir, um bom planejamento faz toda a diferença. Tire os seus sonhos do papel e prepare-se para 2023! 

Fonte:Diário do Nordeste  LInk: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 01 de Dezembro