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LIDERANÇA SERVIDORA: O QUE É E COMO APLICÁ-LA NA PRATICA.

O tema Liderança Servidora ficou muito famoso com o livro O Monge e o Executivo. Mas, essa prática existe há muitos anos e, inclusive, se analisarmos os grandes líderes espirituais essa característica é bem notável  desde os tempos de Maomé, Cristo, Moisés, Buda, até alguns mais atuais como Dalai Lama e Madre Tereza de Calcutá. E isto fica muito claro na passagem bíblica que cita Jesus lavando os pés dos discípulos. Na sequência do artigo, vamos analisar os valores presentes nessa atuação de Jesus.

A principal característica da liderança servidora é o foco na equipe, nas necessidades do time.

E muitos irão perguntar: mas qual o benefício para a organização? E a resposta é clara: as empresas que adotam essa cultura possuem funcionários com alto nível de satisfação, aumentando a retenção do time, criando equipes mais capacitadas, criativas e independentes, processos mais robustos, maior agilidade no trabalho.

Com isso fica claro que, suprindo a necessidade da equipe, automaticamente estamos focando nos resultados que o time deve trazer para a companhia com benefícios imediatos.

Contudo, nestes tempos de distanciamento social, muitas vezes nos vemos ausentes com o time, são muitas reuniões que nos ocupam e esquecemos do mais importante: ser um líder servidor e servir o time que nos suporta.

Porém, podemos utilizar este tempo de pandemia para aprimorar uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da liderança servidora: o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

É necessário autoconhecimento para atuar com a liderança servidora

Ser um líder servidor pede a prática de algumas competências para substituirmos a liderança focada em poder pela liderança focada em servir que são:

1-Autoconhecimento – o líder precisa compreender seus pontos fortes e fraquezas para que o aperfeiçoamento de algumas habilidades seja possível.

2-Inteligência emocional – o líder deve buscar desenvolver equilíbrio e discernimento para ser capaz de gerenciar as próprias emoções e também gerir os sentimentos e conflitos da equipe.

3-Paciência – é assim que se possui inteligência emocional, empatia e maturidade.Altruísmo – o líder servidor tem que deixar de lado benefícios e anseios próprios para pensar no benefício da equipe e do negócio.

4-Honestidade – o líder deve ter o senso de justiça para executar uma gestão transparente e verdadeira.

5-Humildade – é um caráter da personalidade que direciona também o desejo de melhorar a cada dia.

6-Comprometimento – o líder servidor está sempre comprometido com seu time e não negligencia nenhum tema; suprindo todas as necessidades e demandas da equipe.

7-Gentileza – é uma característica importante e relacionada principalmente com respeito e empatia.

Para se tornar um líder servidor, é preciso desenvolver algumas das competências comportamentais citadas acima e, um bom começo é buscar inspiração em outros líderes, assistindo a filmes, lendo biografias, etc.

Felizmente a internet, a Netflix e os livros são boas ferramentas. Para colaborar, cito alguns documentários e livros que abordam este tema, inclusive muitos podem ser assistidos com toda a família, pois exemplificam as características citadas acima, importantes na formação de qualquer pessoa:

FILMES

•O discurso do rei

•A Teoria de Tudo

•Divertidamente

•A fuga das galinhas

•A Origem dos Guardiões

LIVROS

•Líder do Futuro — A Transformação em Líder-Coach – Arthur Diniz

•Como se Tornar um Líder Servidor, James Hunter

•POR QUÊ? – COMO GRANDES LÍDERES INSPIRAM AÇÃO – Simon Sinek

Também é necessário desenvolver habilidades de liderança com a equipe:

O líder servidor também precisa desenvolver algumas habilidades e demonstrá-las para a equipe garantindo que: as necessidades do time serão atendidas, assim como os resultados que a companhia busca:

1-Capacitar e desenvolver pessoas – O líder servidor atribui às pessoas a responsabilidade por suas próprias ações através da sua capacitação.

2-Empatia – capacidade do líder enxergar o funcionário como indivíduo, compreendendo os sentimentos e motivações dos outros.

3-Direcionamento – as expectativas das duas partes devem estar claras para que os colaboradores saibam qual caminho devem seguir para trazer o resultado esperado para a companhia.

4-Valorizar ideias e opiniões – além disso, incentiva inovação, criatividade e a cultura de colaboração, sempre respeitando as diferenças.

5-Reconhecer as necessidades – o líder mantém o foco no que realmente importa para cada indivíduo.

6-Apoiar, incentivar e encorajar o time.

A liderança servidora, além de auxiliar o crescimento pessoal e profissional proporcionando autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança, quando aplicada à rotina de trabalho, tem um grande potencial de transformação, mudando organizações e comportamentos, influenciando pessoas e estimulando a evolução organizacional.

Fonte: Quero Evoluir Link: https://www.queroevoluir.com.br/o-que-e-lideranca-servidora/

 

 

 

 

 

 

Publicado em 23 de Março