O tema Liderança Servidora ficou muito famoso com o livro O Monge e o Executivo. Mas, essa prática existe há muitos anos e, inclusive, se analisarmos os grandes líderes espirituais essa característica é bem notável desde os tempos de Maomé, Cristo, Moisés, Buda, até alguns mais atuais como Dalai Lama e Madre Tereza de Calcutá. E isto fica muito claro na passagem bíblica que cita Jesus lavando os pés dos discípulos. Na sequência do artigo, vamos analisar os valores presentes nessa atuação de Jesus.
A principal característica da liderança servidora é o foco na equipe, nas necessidades do time.
E muitos irão perguntar: mas qual o benefício para a organização? E a resposta é clara: as empresas que adotam essa cultura possuem funcionários com alto nível de satisfação, aumentando a retenção do time, criando equipes mais capacitadas, criativas e independentes, processos mais robustos, maior agilidade no trabalho.
Com isso fica claro que, suprindo a necessidade da equipe, automaticamente estamos focando nos resultados que o time deve trazer para a companhia com benefícios imediatos.
Contudo, nestes tempos de distanciamento social, muitas vezes nos vemos ausentes com o time, são muitas reuniões que nos ocupam e esquecemos do mais importante: ser um líder servidor e servir o time que nos suporta.
Porém, podemos utilizar este tempo de pandemia para aprimorar uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da liderança servidora: o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
É necessário autoconhecimento para atuar com a liderança servidora
Ser um líder servidor pede a prática de algumas competências para substituirmos a liderança focada em poder pela liderança focada em servir que são:
1-Autoconhecimento – o líder precisa compreender seus pontos fortes e fraquezas para que o aperfeiçoamento de algumas habilidades seja possível.
2-Inteligência emocional – o líder deve buscar desenvolver equilíbrio e discernimento para ser capaz de gerenciar as próprias emoções e também gerir os sentimentos e conflitos da equipe.
3-Paciência – é assim que se possui inteligência emocional, empatia e maturidade.Altruísmo – o líder servidor tem que deixar de lado benefícios e anseios próprios para pensar no benefício da equipe e do negócio.
4-Honestidade – o líder deve ter o senso de justiça para executar uma gestão transparente e verdadeira.
5-Humildade – é um caráter da personalidade que direciona também o desejo de melhorar a cada dia.
6-Comprometimento – o líder servidor está sempre comprometido com seu time e não negligencia nenhum tema; suprindo todas as necessidades e demandas da equipe.
7-Gentileza – é uma característica importante e relacionada principalmente com respeito e empatia.
Para se tornar um líder servidor, é preciso desenvolver algumas das competências comportamentais citadas acima e, um bom começo é buscar inspiração em outros líderes, assistindo a filmes, lendo biografias, etc.
Felizmente a internet, a Netflix e os livros são boas ferramentas. Para colaborar, cito alguns documentários e livros que abordam este tema, inclusive muitos podem ser assistidos com toda a família, pois exemplificam as características citadas acima, importantes na formação de qualquer pessoa:
FILMES
•O discurso do rei
•A Teoria de Tudo
•Divertidamente
•A fuga das galinhas
•A Origem dos Guardiões
LIVROS
•Líder do Futuro — A Transformação em Líder-Coach – Arthur Diniz
•Como se Tornar um Líder Servidor, James Hunter
•POR QUÊ? – COMO GRANDES LÍDERES INSPIRAM AÇÃO – Simon Sinek
Também é necessário desenvolver habilidades de liderança com a equipe:
O líder servidor também precisa desenvolver algumas habilidades e demonstrá-las para a equipe garantindo que: as necessidades do time serão atendidas, assim como os resultados que a companhia busca:
1-Capacitar e desenvolver pessoas – O líder servidor atribui às pessoas a responsabilidade por suas próprias ações através da sua capacitação.
2-Empatia – capacidade do líder enxergar o funcionário como indivíduo, compreendendo os sentimentos e motivações dos outros.
3-Direcionamento – as expectativas das duas partes devem estar claras para que os colaboradores saibam qual caminho devem seguir para trazer o resultado esperado para a companhia.
4-Valorizar ideias e opiniões – além disso, incentiva inovação, criatividade e a cultura de colaboração, sempre respeitando as diferenças.
5-Reconhecer as necessidades – o líder mantém o foco no que realmente importa para cada indivíduo.
6-Apoiar, incentivar e encorajar o time.
A liderança servidora, além de auxiliar o crescimento pessoal e profissional proporcionando autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança, quando aplicada à rotina de trabalho, tem um grande potencial de transformação, mudando organizações e comportamentos, influenciando pessoas e estimulando a evolução organizacional.
Fonte: Quero Evoluir Link: https://www.queroevoluir.com.br/o-que-e-lideranca-servidora/
Publicado em 23 de Março